Engenharia de Produção

Métricas Lean: O que é tempo de ciclo, lead time e takt time?

Resultado de imagem para tempo de ciclo

Você foi contratado como engenheiro de produção em uma fábrica de peças usinadas, e logo de cara é responsável por mapear o fluxo de valor do principal grupo de peças da empresa, afim de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência da produtividade.

Para mapear o processo atual é preciso calcular o takt time, cronometrar o tempo de ciclo de cada etapa do processo e somar o lead time da produção. Na prática, deve ser confuso, podendo induzi-lo ao erro. Por isso, vamos entender cada uma dessas métricas de uma forma bem simples.

Cópia de Cópia de 473 Charles Court Lithonia GA 30038for more info contact maria 202 555 0167   maria@email.com  - Métricas Lean: O que é tempo de ciclo, lead time e takt time?

Tempo de Ciclo (T/C) “Cycle Time

É o tempo necessário para a execução de uma peça, geralmente é cronometrado. Também é o tempo que um operador leva para percorrer todos os elementos de trabalho antes de repeti-los. 

Lead Time (C/T)

 É a soma do tempo de ciclo (C/T) de cada etapa do processo, desde o começo até o fim.

Takt Time (T/T)

É o tempo que a peça deve ser produzida, baseado na demanda do cliente, ou seja, o cliente é quem dá o ritmo de produção. O cálculo do takt time é dado pela relação entre o tempo disponível e a demanda do cliente.

Através da análise do tempo de ciclo é possível encontrar o gargalo do processo, ou seja, em qual etapa gasta-se maior tempo, limitando a capacidade efetiva do processo. Uma vez encontrado o gargalo, você terá que saná-lo e consequentemente, o tempo de lead time irá reduzir. E por fim, após o cálculo do takt time é possível definir quais estratégias a empresa deverá adotar.

Etiquetas
Veja mais

Jhonny Mike Ramos Nunes

Engenheiro de Produção. Assessor de Recursos Humanos no Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Macapá

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar