Engenharia de Produção

Métricas Lean: O que é tempo de ciclo, lead time e takt time?

Resultado de imagem para tempo de ciclo

Você foi contratado como engenheiro de produção em uma fábrica de peças usinadas, e logo de cara é responsável por mapear o fluxo de valor do principal grupo de peças da empresa, afim de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência da produtividade.

Para mapear o processo atual é preciso calcular o takt time, cronometrar o tempo de ciclo de cada etapa do processo e somar o lead time da produção. Na prática, deve ser confuso, podendo induzi-lo ao erro. Por isso, vamos entender cada uma dessas métricas de uma forma bem simples.

Tempo de Ciclo (T/C) “Cycle Time

É o tempo necessário para a execução de uma peça, geralmente é cronometrado. Também é o tempo que um operador leva para percorrer todos os elementos de trabalho antes de repeti-los. 

Lead Time (C/T)

 É a soma do tempo de ciclo (C/T) de cada etapa do processo, desde o começo até o fim.

Takt Time (T/T)

É o tempo que a peça deve ser produzida, baseado na demanda do cliente, ou seja, o cliente é quem dá o ritmo de produção. O cálculo do takt time é dado pela relação entre o tempo disponível e a demanda do cliente.

Através da análise do tempo de ciclo é possível encontrar o gargalo do processo, ou seja, em qual etapa gasta-se maior tempo, limitando a capacidade efetiva do processo. Uma vez encontrado o gargalo, você terá que saná-lo e consequentemente, o tempo de lead time irá reduzir. E por fim, após o cálculo do takt time é possível definir quais estratégias a empresa deverá adotar.

Etiquetas
Veja mais

Mike

Bacharelando em Engenharia de Produção

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar