Engenharia de Produção

Necessidade da Criação e Princípios do Lean Manufacturing

Mentalidade Enxuta

A motivação para criação do Lean Manufacturing, foi justamente a necessidade surgida durante a 2ª Guerra Mundial. O Japão foi simplesmente devastado nesse período, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram as que sofreram as maiores consequências. Só que todo o país ficou socialmente, politicamente e economicamente devastado.

Resultado de imagem para japão após bomba
Hiroshima pós desastre.

No pós-guerra houve uma demanda enorme por diversos produtos para a reconstrução do país, como alimentos básicos, materiais para construção de casas, peças de roupas, entre outras. No entanto, as empresas que forneciam esses produtos apostavam na produção em massa, tendo grandes ganhos na quantidade, porém baixa variedade de produtos. Mas, além desses materiais básicos para a reconstrução, também existia a necessidade da fabricação dos transportes, e é nesse período que a Toyota entra em ação.

O desafio da Toyota

Era impossível para esta empresa produzir “em massa”, pois carecia grandes pátios para estoque de material, e, além disso, esse tipo de produção se restringia a produzir produtos iguais e além de grandes gastos com investimentos. Mas de que modo eles poderiam mudar esse sistema produtivo?

Resultado de imagem para toyota no japão pós guerra
O precursor do Toyotismo, Eiji Toyoda. (Créditos: New York Times)

Eles até chegaram a pensar em implementar o sistema fordista na indústria japonesa, chegaram a fazer várias visitas em empresas estadunidenses. Porém não foi à frente. Partindo desta necessidade, resolveram criar um processo produtivo, que não necessitava de estoques muito grandes, que iria manter o fluxo de caixa rápido, e que atendesse todas as demandas, produzindi com eficiência produtos personalizados.  A esse processo deu-se o nome de Sistema Toyota de Produção (TPS).

Segundo James P. Womack, o pensamento enxuto é uma forma de especificar valor, isto é, de alinhar na melhor sequência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém as solicita e de forma cada vez mais eficaz. Em suma, o pensamento enxuto é enxuto porque é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos – menos esforço humano, menos equipamentos, menos tempo e menos espaço e ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.

Vamos então para os princípios básicos: Valor, Fluxo de valor, Fluxo, Puxar e Perfeição. Em um sistema de produção enxuto esses cinco princípios são trabalhados simultaneamente com o objetivo de maximizar os resultados e minimizar as perdas.

VALOR

Idenficar o que gera e não gera valor na visão do cliente, ao contrário do que geralmente acontece se faz, esta análise não deve ser realizada na ótica da empresa ou de seus departamentos.

preço - Necessidade da Criação e Princípios do Lean Manufacturing

O valor em um produto é criado pelo fabricante por meio de uma série de combinações, ações e atividades e processos.  Por isso que o valor é o ponto de partida para o Lean Thinking.

FLUXO DE VALOR

Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor, neste momento há um mapeamento para organizar e priorizar suas atividades. As vantagens desse mapeamento são várias como:

  • Ajuda a visualizar mais do que simplesmente os processos individuais;
  • Auxilia na identificação das fontes de desperdício no fluxo de valor;
  • Proporciona uma linguagem comum para se entender e discutir os processos;
  • Faz com que as decisões sobre o fluxo fiquem mais aparentes, de modo que se possa analisá-las;
  • Agrega conceitos e técnicas enxutas (lean), evitando a implementação de algumas técnicas de impacto isolado;
  • Forma a base de um plano de implementação enxuta;
  • Mostra de forma clara a ligação entre o fluxo de informação e o fluxo de material;
  • Descreve em detalhes, de forma qualitativa, como a sua unidade produtiva deve operar para criar o fluxo.

FLUXO CONTÍNUO

Realizar as atividades sem interrupção,ou seja o objetivo aqui é e melhorar os processos complicados e cheio de interrupções como o vai,volta,para,espera,vai…

Afinal melhorar o fluxo significa, reduzir etapas, tempos, custos e todos os esforços desnecessários.

Resultado de imagem para Fluxo continuo

PRODUÇÃO PUXADA

É sempre alguém quem as solicita.

Sistema Puxado significa produzir e controlar a produção (ou estoque) de acordo com o consumo  dos clientes.Em outras palavras, significa produzir o item necessário, na quantidade necessária, no momento necessário.  Desta maneira, é possível reduzir ao máximo o estoque produzindo apenas que o cliente comprou.

Esse é um dos principais métodos da Produção Enxuta, e possibilita diversos ganhos para as empresas além da redução dos estoques, como: redução de stockouts, redução de lead time de atendimento aos clientes e maior atendimento ao prazo.

PERFEIÇÃO

Sempre há o que melhorar, logo a busca de uma indústria que segue a mentalidade enxuta é sempre a melhoria contínua, ou seja visando a perfeição. Isso deve servir de norte para todas as áreas da empresa, para que tenha produtos de qualidade cada vez melhores, com menor custo, maior valor agregado e que tornem sua empresa uma referência do mercado.


Referências de base: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/lean-manufacturing

Etiquetas
Veja mais

Beatriz Santos

Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cursando Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, com a terminalidade voltada para Engenharia de Produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar