Engenharia de Produção

O papel do Engenheiro de Produção em um Hospital

Por Brendley Fontes

Um hospital é tão, ou até mesmo, mais complexo que uma indústria. Recursos como aparelhos de exames, macas, salas de cirurgia e leitos, precisam estar disponíveis no tempo e quantidade certa; operadores como, por exemplo, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de modo geral, precisam estar bem alocados nos diversos postos de trabalho; os serviços devem ser entregues em tempo hábil; os custos precisarão ser reduzidos, bem como os desperdícios. Enfim, o hospital é uma fábrica de saúde.

Fonte: http://www.safetytechsst.com.br/

Os hospitais passaram a serem vistos dessa forma, como uma “indústria da saúde”, após publicações realizadas nos anos 1980 por Donald Berwik que analisou os conceitos relacionados a melhoria de processos aplicados nas indústrias, adaptando-os aos hospitais no intuito de reduzir os custos com a má qualidade. Países como EUA, Canadá, Inglaterra, já trabalham com diversos engenheiros em seus hospitais para melhorar as operações, seja na manutenção de máquinas; gerenciamento de leitos; redução nos tempos de espera; gerenciamento de estoques de sangue, medicamentos e materiais em geral; logística na entrega de exames; alocação de salas cirúrgicas e escalonamento de médicos e enfermeiros.

+ Dentro desse aspecto, onde a Engenharia de Produção pode ser aplicada?

Observando o estudo de Dias (2015) de forma mais ampla, pode-se analisar os campos onde os estudos na área de produção poderão ser aplicados de uma forma geral dentro dos hospitais. Segue agora cinco das principais áreas de atuação:

1- Planejamento e Controle das Operações:

É um tanto complicado, não se pode saber ao certo quantos pacientes entrarão na emergência de um hospital amanhã, por exemplo. Em um dia atípico, poderá ocorrer uma catástrofe, consequentemente, lotando a emergência do hospital repentinamente. Então, para um planejamento adequado de recursos e contingências, serão necessários métodos arrojados de estatística e probabilidade, ramos da matemática aplicada. Também poderão ser utilizados técnicas de simulação para estudar planos que deverão ser aplicados em estados de emergência. Essas áreas são de conhecimento da Engenharia de Produção; usando-as, este profissional poderá auxiliar na previsão de demanda; controle da capacidade e na localização de novas instalações.

2- Qualidade

A qualidade no serviço de saúde vai além de deixar o paciente satisfeito. Em um hospital, deve-se seguir padrões estabelecidos para mensuração da qualidade. Os processos deverão seguir conforme os padrões para que o hospital possa ser reconhecido com nível excelência. Dentro dessa necessidade, o conceito de Lean desenvolvido nas indústrias, passou a ser executado em hospitais como Lean Healthcare. Uso de ferramentas e metodologias para aprimoramento dos serviços hospitalares também poderão ser desenvolvidos por engenheiros. Com um programa de Lean Healthcare, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV) vem alcançando grandes resultados desde o ano de 2008, como mostra o quadro abaixo:

Fonte: BATTAGLIA (2014) – http://www.lean.org.br/artigos/262/aplicando-lean-na-saude.aspx

3- Logística

O Engenheiro de Produção também poderá trabalhar para resolver os problemas relacionados ao Agendamento de Paciente; Escalas de médicos e enfermeiros; Gerenciamento de leitos; Entrega de exames; Alocação de salas cirúrgicas; Gerenciamento de estoques de sangue, medicamentos e materiais em geral.

4- Prática em Healthcare

Pesquisadores deram contribuição significativa para o planejamento nos tratamentos de drogas, na prevenção e controle de doenças infecciosas. Além dos processos de doação de órgãos. A engenharia nesse caso poderá contribuir para a minimização do tempo total de tratamento de doenças. Por exemplo: os tratamentos de radioterapia. Também no auxílio da elaboração do planejamento do tratamento, observando problemas de avaliação do custo e eficácia para uma terapia ideal, e uma estratégia para maximizar o bem-estar do paciente (DIAS, 2015).

5- Gestão na Saúde

Também é possível que o engenheiro assuma um cargo de gestão como, por exemplo, Gerente Financeiro, Coordenador de Planejamento, Diretor de Qualidade e Gerente de Projetos. Alguns dos muitos cargos de gestão estratégica e tática em hospitais são ocupados por médicos e enfermeiros. A Engenharia de Produção com uma visão mais técnica, voltada para o melhoramento de processos, sem a redução da qualidade do produto final, poderá assumir a maior parte desses cargos em breve.

 

É bem verdade que a visão de um hospital como “indústria da saúde” é relativamente nova. As primeiras publicações são dos anos 80, como dito no início desse texto. Aos poucos, os Engenheiros de Produção vão assumindo esse mercado e desenvolvendo grandes trabalhos nas empresas do ramo. Sendo assim, é importante estar atualizado a este mercado, sempre pesquisando, lendo publicações e, se possível, desenvolvendo trabalhos dentro dos hospitais. Sem dúvida, com mais engenheiros, muito dos problemas encontrados hoje no sistema de saúde serão resolvidos.

 

Autor: Brendley Fontes

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar