Dicas e Curiosidades

O que são Hard Skills e Soft Skills?

soft skill x hard skill - O que são Hard Skills e Soft Skills?Crescer no mercado de trabalho é o objetivo de muitas pessoas. Porém, não existem caminhos ou fórmulas prontas para se chegar ao sucesso. Com esforço e dedicação, você poderá desenvolver habilidades que ajudarão em sua carreira.

Assim como o networking e a formação acadêmica, habilidades profissionais são componentes decisivos em um currículo. A reunião de determinadas competências é o que qualifica você para pleitear uma vaga — geralmente, elas estão presentes nos requisitos e diferenciais que uma posição requer. Divididas entre hard skills e soft skills, cada uma delas vai desempenhar uma função na busca por boas colocações.

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

Resultado de imagem para diferença entre soft skill e hard skill

Hard skills

Também conhecidas como habilidades técnicas, as hard skills podem ser aprendidas e são facilmente quantificadas. Você pode aprendê-las na faculdade, com cursos técnicos, por meio de certificações variadas e também enquanto exerce o seu trabalho.

Em um processo seletivo, os departamentos de RH (Recursos Humanos) utilizam meios concretos para avaliá-las e mensurá-las. Elas são comparadas de maneira direta às competências dos outros candidatos.

Soft skills

As soft skills, por sua vez, são compreendidas como habilidades comportamentais. Como estão associadas à subjetividade e a fatores abstratos, elas são mais difíceis de mensurar e avaliar.

Também são denominadas como habilidades interpessoais, tendo em vista que dizem muito a respeito da capacidade de lidar com outras pessoas e com questões humanas, em geral. Podemos enxergá-las também como características da personalidade que afetam os relacionamentos no ambiente de trabalho.

Quais são elas e como desenvolvê-las?

Para conseguir a tão sonhada valorização profissional, você precisará tanto das soft quanto das hard skills. Por isso, listamos alguns exemplos e o que pode ser feito para desenvolvê-las. Não se esqueça de que algumas delas podem ser importantes em maior ou menor grau — dependendo da área de atuação escolhida, é claro.

Soft skills – Quais são?

Você pode entender mais sobre elas por meio do aprendizado, sem dúvida. Apesar disso, a experiência e o amadurecimento profissional são dois quesitos fundamentais para desenvolvê-las.

Liderança

Desta lista, a liderança talvez seja a skill que mais precisa de prática para ser obtida. Em diversas áreas, liderar é uma verdadeira arte, tendo em vista que demanda outras competências interpessoais, como paciência, motivação, ética e capacidade de ouvir.

Nesse caso, é válido lembrar daquela velha frase dita pelo tio do Homem-Aranha: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Caso você se torne um líder, perceberá que há inúmeras vantagens e desvantagens para quem ocupa essas posições.

Pensamento crítico

Ter uma boa formação é essencial para formular um pensamento crítico. Nesse sentido, uma boa pós-graduação pode ajudar bastante. Ler constantemente e entrar em contato com culturas, hábitos e pessoas diversas também é uma boa alternativa. Assim, você vai valorizar a divergência de opiniões e saberá questionar e refletir sobre vários assuntos.

Tomada de decisão

A famosa tomada de decisão nada mais é do que a habilidade de, diante da necessidade de escolha, decidir bem. Muitas vezes, em uma empresa, isso deve acontecer rapidamente. Em nossas vidas, estamos sempre tomando decisões. Sendo assim, comece a fazer uma avaliação crítica das suas e entenda o que errou e o que acertou.

Empatia

Ter empatia é conseguir se colocar no lugar de outra pessoa. Para desenvolvê-la, você precisa ouvir histórias de vida diferentes das suas e conviver frequentemente com a diferença.

Criatividade

Ser uma pessoa criativa é algo que depende muito da sua proximidade com experiências novas. Por mais que não possa ter muito a ver com a sua área, o contato com a arte (música, literatura, cinema etc.) é benéfico para desenvolvê-la.

Hard skills – Quais são?

As competências técnicas são originadas a partir do aprendizado e da dedicação contínua. Fazer faculdade, MBA, pós-graduação ou passar por um bom estágio são ótimas formas de aprimorá-las.

Data Analytics e Big Data

Quem trabalha no campo das exatas tem muito a ganhar com os cursos que ensinam sobre bancos de dados e as análises que podem ser feitas a partir deles. Afinal, nos próximos anos, a tendência é que a área cresça significativamente.

Administração

Conhecer teorias de gestão e administração pode ser útil para liderar pessoas, coordenar projetos e até mesmo colocar o seu próprio negócio para funcionar. É uma habilidade que pode ser central ou complementar em sua carreira, tamanha a versatilidade que ela apresenta.

Engenharia

Independentemente de trabalhar com Engenharia da Computação ou Engenharia Civil, saiba que uma faculdade ou pós na área pode contribuir muito para o currículo. Afinal, existem muitas oportunidades e possibilidades de atuação para quem trabalha com engenharia.

Gestão de riscos

Saber sobre gestão de riscos tende a ser algo interessante para engenheiros, advogados e administradores. Como a competitividade do mercado só aumenta, entender o tema pode ser um diferencial e tanto.

Marketing digital

Há vários caminhos para quem deseja se especializar em marketing digital. No entanto, fazer uma pós-graduação preparará você para o mercado com os conhecimentos essenciais desse campo de atuação.

Enfim, para se dar bem em sua trajetória profissional, tenha em mente que tanto as hard skills quanto as soft skills não podem ser deixadas de lado. Quanto antes você se preocupar em desenvolvê-las, mais cedo colherá os frutos desse aprendizado.


Fonte: https://www.impacta.edu.br/blog/soft-skills-x-hard-skills-entenda-as-diferencas/

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar