Engenharia de Produção

O trabalho do Engenheiro de Produção em uma empresa familiar

empresa familiar e1530364785448 - O trabalho do Engenheiro de Produção em uma empresa familiar

O trabalho de um Engenheiro de Produção é acarretado de grandes dificuldades durante o crescimento de sua carreira. Durante o estágio, se obtém uma oportunidade de adquirir conhecimento para a evolução da carreira, uma vez é proporcionado a oportunidade de aprender a trabalhar na prática, toda teoria que foi adquirida em sala de aula.

Após a graduação, começa a maior dificuldade de um Engenheiro de Produção, que é a de se conseguir um emprego. A maioria dos recém-formados busca pelas vagas de trainees e também pelos tão almejados concursos públicos. Em cidades pequenas, a maior dificuldade nesta busca por estas vagas se deve ao fato de que as empresas são, na maior parte, de pequeno porte, portanto, não optam por este tipo de profissional.

Entretanto, é nas cidades pequenas que se tem as melhores oportunidades de se destacar profissionalmente. Em empresas familiares, por exemplo, apesar da dificuldade em ser contratado por estas. Tais empresas sempre buscam simplesmente a sobrevivência no mercado, não fazendo um planejamento estratégico de desenvolvimento. Algo muito comum é que desde suas fundações, elas optam pelos mesmos meios de recursos por décadas, tendo sempre os mesmos funcionários por anos seguidos, sem falar da falta de aperfeiçoamento dos mesmos, os quais se acomodam com seus empregos e cargos.

O Engenheiro de Produção tem a oportunidade, em uma empresa familiar, de reestruturá-la por um todo, mas encontrará dificuldades em aplicar suas ideias, pois terão que ser passadas pela mente fechada de um chefe obsoleto, na maioria dos casos o patrão, dono da empresa. Apresentar novas ideias, como uma nova maneira de trabalhar, e convencer o chefe é algo bem dificultoso, mas com bons argumentos, pode-se atingir o objetivo, fazendo com que se tenha muito trabalho pela frente, para colocar as inovações em prática.

Outra dificuldade que será encontrada é o fato do convencimento e ter que pedir a colaboração dos funcionários para que entendam a importância do projeto para a empresa. Portanto, a maior dificuldade que se tem é mudar a atividade de um funcionário, pois se ele sempre fez errado, desde que começou a ser colaborador daquela empresa, ele tende a continuar errando, desta forma o Engenheiro de Produção terá que mostrar a ele como se faz a atividade de forma correta, para poder implantar um novo ideal naquele grupo de trabalho.

O Engenheiro de Produção também tem o conhecimento e é capaz de renovar uma empresa e fazer com que ela obtenha melhoria em sua produtividade e, obviamente, mais lucro. Desta forma, entende-se que trabalhando em uma empresa familiar, ele tem a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, exercendo suas atividades em diferentes setores da empresa e remodelando seus processos e maneira de pensar em cada área, transformando uma empresa que buscava apenas pela sobrevivência em uma nova que busca pelo crescimento e inovação.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar