Engenharia de Produção

Os 6 principais problemas nas organizações

O que é um problema?

Problema pode ser definido como qualquer resultado indesejado. As organizações estabelecem metas e muitas vezes os resultados não chegam conforme o planejado. Caso isso esteja ocorrendo em sua organização recomendo ler o artigo abaixo que poderá te alertar para as possíveis causas de suas metas não estarem sendo atingidas.

problemas-organizacionais

Você pode até me perguntar:

“Mas, você conhece a minha realidade?” ou também, você conhece o meu segmento?”. A resposta para ambas as perguntas é não!.

Mas posso compartilhar que com relação aos processos temos algumas causas mais gerais que podem levar a organização ao não atingimento das metas e consequentes problemas a empresa.

Vamos começar ?

Capa.jpg

1. Desprezar as causas:

É importante sempre tratar as causas dos problemas porque a medida que você trata apenas os efeitos, os problemas vão sempre voltar a acontecer. Manter as coisas organizadas, arrumadas e limpas facilitam revelar as anormalidades e consequentemente combatê-las.

2. Desperdiçar tempo:

Muito tempo pode estar sendo desperdiçado com retrabalhos ou com procura dos materiais, documentos e ferramentas. O gerenciamento deverá obedecer a um arranjo simples que permitirá obter o que você precisa, quando precisa.

3. Acumular sujeira:

Quando falo em sujeira não me refiro apenas ao lixo em específico mas também ao acúmulo de materiais que não tem mais uso ou estão desatualizados no ambiente de trabalho. Eliminar o lixo, sujeira e materiais estranhos, torna o local de trabalho mais limpo e mais fácil de inspecionar.

4. Padronização inexistente:

Manter as coisas organizadas, arrumadas e limpas facilitam revelar as anormalidades e consequentemente combatê-las. O que não é padronizado não pode ser controlado.

5. Comunicação ineficiente:

A comunicação eficiente auxilia na condução de ações preventivas eficientes. Também auxilia no alinhamento dos objetivos da organização com os colaboradores para ambos caminharem na mesma direção. Não existe nada mais nocivo a uma organização que colaboradores que não sabem o significado do seu trabalho.

6. Indisciplina:

Essa é a parte que engloba o comprometimento dos colaboradores em continuar fazendo o que é direcionado independente de ter alguém constantemente pedindo, mandando ou até mesmo vigiando. Fazer  naturalmente  a coisa certa ainda não faz parte da cultura das pessoas.

Esses são os principais pontos que estão levando a sua organização ao fracasso. Conheço um método que se bem aplicado poderá conduzir a sua organização na direção correta para atingir todas as suas metas. Nesse momento você pode pensar: “Mas que método é esse ?” ou talvez “Será que esse método é simples?”. Bem, caso você queira saber mais podemos abordar esse assunto mais para frente.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar