Ferramentas

Poka Yoke

Errar é humano! Quem nunca ouviu essa frase ao longo da vida? E partindo dessa premissa surge o poka yoke. O sistema Toyota de produção (lean manufacturing) diz em seu conceito para combatermos prejuízos e dentro deste sistema temos o controle de qualidade total (TQC), este conceito trouxe práticas e ações preventivas para evitar prejuízos. A partir destes conceitos foram criados métodos, dispositivos ou sistemas que impedem ou reduzem erros, que são conhecidos como poka yoke, que vem da junção de duas palavras japonesas, poka que é “erros por desatenção” e yokero que significa “prevenir”, em uma tradução livre fica “prevenir erros por desatenção” normalmente erros humanos.

Temos alguns métodos para poka yoke, os dois mais usados são os de controle e advertência:

+ Controle

Quando este dispositivo é acionado o processo ou máquina para, de forma que força a pessoa que controla aquele processo tenha que corrigir o problema para continuar a atividade.

+ Advertência

Este dispositivo visa detectar alguma anomalia no processo, mas ao detectar algum tipo de erro ele emiti apenas um alerta para alertar a pessoa da ocorrência de erro e não para o processo.

Segundo especialistas no assunto, precisamos seguir seis passos para implantação do sistema.

  • Definição da falha ou do defeito é necessário conhecer o defeito seja ele no produto, serviço ou no processo.

 

  • Analisar as causas entender o que levou ao erro é fundamental para corrigi-los.

 

  • Cogite algumas soluções pergunte-se como posso prevenir essa falha? Se você não tem essa resposta, tente descobrir o quanto antes.

 

  • Verificar a eficiência da solução para ser eficiente a possível solução deve corrigir o problema de forma simples, deve passar a fazer parte do processo evitando que o erro passe para próxima etapa.

 

  • Implantar a solução após verificar a eficiência da solução implante ela na empresa.

 

  • Documentar coletar dados antes da implantação do poka yoke e comparar com os resultados obtidos e arquivar esses dados.

+ Poka yoke no nosso cotidiano

poka yoke 300x169 - Poka Yoke

http://power-cables.weebly.com/blog/computer-cables-enable-content-streaming-on-pc

Sabe quando você tenta encaixar o usb e ele não entra pois está do lado errado, isto é um poka yoke de controle que impede que encaixe o cabo de forma errada.

ad 207x300 - Poka Yoke

http://terpe.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-as-tomadas-de-3-plugues/

As tomadas brasileiras aderidas a partir de 2010, tem um sistema poka yoke de controle que impede as pessoas de levar choque, com o rebaixo onde inseri a tomada, o que deixa a parte metálica na extremidade.

luzes painel do carro 300x129 - Poka Yoke

http://www.bomprecopecas.com.br/blog/funcao-das-principais-luzes-no-painel-do-carro/

Os alertas emitidos no painel dos carros como alerta de porta aberta, de cinto de segurança e combustível são alguns exemplos do uso do poka yoke de advertência no carro e te alertam, mas não param o carro.

+ Poka yoke aplicado à indústria

poka yoke 300x104 - Poka Yoke

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59614/1/000141304.pdf

Sistema de controle da produção, após aplicação do poka yoke evitou o envio de peças danificadas para uma próxima etapa do processo.

artigo 36 clip image006 0001 300x176 - Poka Yoke
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=imgres&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjnh6L_hpLXAhUGFpAKHTxPBc8QjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.lean.org.br%2Fartigos%2F102%2Fcomunidade.aspx&psig=AOvVaw3RMbTu0rVwgDPhFLDhSSt8&ust=1509236705679357

Em sistema de produção pode haver erros ao encaixar uma peça na máquina como no exemplo, foi usado um poka yoke para evitar o encaixe da peça ao contrário.

Poka yoke são soluções simples como vimos nos exemplos e no nosso cotidiano temos varias aplicações de grande importância. Na indústria é importante para evitar erros na produção, uma simples mudança pode levar a uma padronização, o que nos encaminha para qualidade dos nossos produtos e consequentemente a maior satisfação do cliente.

Etiquetas
Veja mais

Brenno Magalhães

20 anos, mineiro, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão, gosto de aprender e de ensinar, no momento de descanso um bom livro e boas séries.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar