Dicas e Curiosidades

Porque todo Engenheiro deve assistir a série “La Casa de Papel”

Com certeza você já ouviu alguém falando sobre a série La Casa de Papel, não é? Esta é uma série de origem espanhola que foi ganhando destaque até se tornar um verdadeiro fenômeno no streaming neste início de 2018, na Netflix.

A trama gira em torno de um grupo de assaltantes que decide invadir a Casa da Moeda da Espanha e imprimir seu próprio dinheiro antes de deixar o local. Eles tomam dezenas de reféns e antecipam boa parte dos planos dos órgãos de polícia local. Mesmo com tudo muito bem pensado, os criminosos não conseguem prever tudo o que acontece lá dentro. Ao mesmo tempo, do lado de fora, o líder do grupo, chamado de Professor, começa a desenvolver uma inusitada relação com a detetive responsável pela negociação de liberação dos reféns, Raquel.

Se você é um estudante de Engenharia ou um Engenheiro(a) já formado, então você ainda tem mais motivos para assistir esta série que esta conquistando os brasileiros. Podemos encontrar inúmeras semelhanças com as situações retratadas na série quando comparamos com as atividades que qualquer Engenheiro precisa desenvolver no trabalho. Ficou curioso? Então confira abaixo.

+ Planejamento

Assim como vemos na série, antes de qualquer atividade ou projeto devemos planejar muito bem todas as etapas, identificando os possíveis riscos associados.O planejamento refina os objetivos do projeto, além disso, ela inclui o detalhamento das etapas necessárias para atingir esses objetivos, identificando as atividades e recursos específicos necessários para completar o projeto.

Na série, o personagem Professor é o responsável por todo o planejamento referente a invasão a Casa da Moeda, no qual ele identificou as possíveis fraquezas que poderiam comprometer o plano. Ao identificar os riscos ele pode traçar qual seria a ação a ser tomada em cada momento, aumentando assim, as chances de sucesso do seu plano.

+ Equipe Multidisciplinar

Em diversas situações você (Engenheiro) estará desenvolvendo um projeto e precisará formar uma equipe multidisciplinar que te ajude a desenvolver as atividades. Em uma equipe, ocorre uma combinação de competências, estilos e culturas, isto é, cada integrante da equipe é um exemplo único, com comportamentos e personalidades distintas, experiências, competências e outras características que o individualizam. Esse aspecto é muito importante, pois, indivíduos de diferentes áreas da organização, trabalhando juntos em uma equipe multidisciplinar, ao longo de todo o projeto, podem conseguem resultados melhores do que uma sucessão de equipes monodisciplinar. Isto é, dentro da mesma área e com competências e habilidades semelhantes.

Novamente, o Professor, visando a execução do seu plano escolhe cada pessoa de acordo com a sua principal habilidade a fim de formar uma equipe multidisciplinar, no qual cada um exerce um papel específico. Podemos citar o caso dos personagens Rio e Moscou, por exemplo. O primeiro possui um grande conhecimento em tecnologia enquanto o segundo possui habilidades com ferramentas manuais em geral.

A primeira metade da temporada termina de forma impactante, prometendo uma reviravolta maior do que todas as anteriores. Agora é esperar até abrir para conferir o resto!

O que achou do post? Caso veja mais alguma semelhança, não deixe de comentar!

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar