Engenharia de Produção

Quais as vantagens do Seis Sigma?

Confira aqui a minha visão sobre essa metodologia espetacular

Primeiramente devemos nos contextualizar e nos situar no conceito de Seis Sigma antes de entrarmos no mérito das vantagens de sua implantação numa organização.

Metodologia Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma é uma estratégia de negócios que está ligada à gestão dos negócios.

Ela cria a cultura da melhoria contínua na organização melhorando os lucros e aumentando a qualidade dos serviços/produtos.

Toda e qualquer empresa pode utilizar a metodologia Seis Sigma.

Mas quais as características dessa metodologia? O Seis Sigma é uma metodologia muito estruturada, quantitativa, e extremamente focada na melhoria dos processos que já existem na empresa.

Essa metodologia é utilizada para resolver problemas complexos onde geralmente não se sabe como resolver.

Vantagens

Daí que vem suas vantagens, que na minha visão são muito poderosas. Podemos começar citando o foco na satisfação do cliente.

É notório que o cliente é a pessoa mais importante de qualquer negócio, pois sem ele nada existiria.

Mais uma vantagem é a utilização da ferramenta DMAIC e DMADV.

A primeira para a melhoria do desempenho dos processos e produtos, e a segunda para o desenvolvimento de novos processos e produtos.

Outra vantagem é que os benefícios do programa são mensurados na lucratividade (redução de custos, otimização de processos/produtos) da empresa, e isso valoriza demais os resultados alcançados. Resultado é tudo!

O Seis Sigma também é capaz de, por exemplo:

  • Reduzir o número de falhas na entrega de uma mercadoria;
  • Reduzir o percentual de fabricação de produtos com falhas;
  • Reduzir estoques, aumentar rendimento de processos;
  • Aumentar o nível de satisfação do cliente;
  • Aumentar o volume de vendas.

Enfim… essa metodologia é espetacular!

Mas…atenção

Apesar de não existir desvantagens na implantação do Seis Sigma, vale um adendo: não é fácil e nem rápida a implantação dessa metodologia.

O Seis Sigma é muito estruturado e muito trabalhoso, e conforme dito anteriormente é para resolução de problemas complexos.

Para problemas simples é salutar utilizar-se de outras metodologias mais simples, pois caso você tente utilizar o Seis Sigma num problema de fácil resolução será como matar uma formiga com um tiro de bazuca.

Outra observação importante é que o Seis Sigma somente funciona se for implementado com muita disciplina. As decisões são baseadas em dados e pela ferramenta DMAIC. Para ter um bom resultado dessa metodologia é imprescindível o comprometimento de todos da organização, principalmente da alta administração.

Etiquetas
Veja mais

Vitor Merola

Engenheiro de produção, Green Belt Lean Six Sigma, com experiência na Indústria realizando atividades de Engenharia de Métodos e Produtividade. Possuo grande apreço por três grandes áreas da Engenharia: Engenharia da qualidade, Engenharia de processos e Engenharia de Métodos e Produtividade.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar