CursosEngenharia de Produção

Qual a importância da metodologia 5S nas Empresas

programa 5s - Qual a importância da metodologia 5S nas Empresas

A metodologia 5S nasceu no Japão no período de reconstrução do país após a Segunda Guerra e aos ataques atômicos à Hiroshima e Nagasaki. Os japoneses buscaram na organização a base para que pudessem não somente seguirem em frente, mas também avançar e se tornarem uma potência econômica.

Já no mundo corporativo, a metodologia 5S nas empresas se tornou mais conhecida em meados dos anos 90 quando a busca pela qualidade total se tornou foco na maioria das empresas – inclusive nas micro. Parte desse aumento da aplicação tem a ver com o fato do 5S ajudar a otimizar recursos e tempo. Também era um ingrediente para criar o clima motivacional adequado para a execução de novos processos visando a conquista de certificados de qualidade como o ISO-9000 e o ISO-14000.

+ O que significa cada S?

Cada um dos cinco “S” significa uma meta ou uma atitude que deve ser tomada. Como cada uma dessas palavras revela um princípio a ser aplicado no dia a dia da empresa, é preciso entender o que exatamente elas significam, certo? Então vamos entender melhor…

5S - Qual a importância da metodologia 5S nas Empresas

– Seiri: Senso de Utilização

O primeiro “S” significa Seiri (senso de utilização) e nessa fase que devemos fazer um levantamento nos materiais, objetos, utensílios e equipamentos que não são essenciais para execução das tarefas para guardá-los ou descartá-los. Desta forma, garantimos que apenas necessário está disponível, possibilitando maior agilidade para para encontrar e usar aquilo que é realmente essencial.

Seiton: Senso de Organização

Já o Seiton (senso de organização) traz consigo a palavra-chave organização. Uma vez separado apenas o que é essencial, precisamos colocar tudo em seus devidos lugares. Um dica importante nesta etapa é procurar deixar à mão o que é de uso diário e em locais mais reservados o que só é requisitado em determinados momentos, por exemplo. Assim, sua equipe ganha tempo e agilidade ao deixar as ferramentas e equipamentos à mão, em ordem.

Seiso: Senso de Limpeza

O terceiro “S” trata-se do Seiso (senso de limpeza). É importante adotar uma rotina de limpeza diária de todas as áreas da empresa, criando a consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos, em vez de apenas do encarregado pela faxina. Assim, cada colaborador é responsável por manter a limpeza e a organização de seus itens em sua estação de trabalho, zelando também pela boa utilização e pela manutenção dos espaços comuns.

Seiketsu: Senso de Padronização

Seiketsu (senso de padronização), que nos traz o conceito de normalização, de tornar cotidiano e sistematizado os novos valores e padrões impostos por SeiriSeiton e Seiso. É chegada a hora de estabelecer rotinas e normas para manter o novo padrão. Manter o padrão é um desafio em qualquer ramo, sendo preciso encará-lo para que a partir da padronização se possa evitar perdas e desperdícios (de tempo e de recursos) simplesmente porque não se consegue repetir uma receita ou um procedimento.

Shitsuke: Senso de Disciplina

O último “S” concentra-se na autodisciplina. Este senso deve estar presente no dia a dia de todos dentro da empresa. É o que norteia o sucesso na aplicação dos outros “S”. Isto é, todos devem estar cientes do cumprimento das metas relacionadas à utilização, organização, padronização e limpeza e a partir disso cuidar para que sejam sempre cumpridas. Para isso, é importante investir em capacitação contínua e estimular os novos valores para que eles passem a fazer parte da cultura da empresa. É importante, também, estabelecer avaliações periódicas (auditorias de 5S), de forma a monitorar constantemente se os 5S continuam a ser aplicados e quais pontos devem ser aperfeiçoados.

+ Benefícios do 5S

Implementar a metodologia dentro de uma organização gera resultados incríveis! Recentemente, participei do projeto de implementação deste programa e posso destacar os seguintes benefícios: aumento na produtividade, confiabilidade nos processos, padronização das atividades e redução de desperdícios que proporcionaram um saving ($$) para a empresa.

Por isso classifico que todo profissional e/ou estudante de Engenharia de Produção que conhece a metodologia 5S, com certeza consegue se destacar no mercado. Principalmente em tempos de crise (no qual o Brasil encontra-se), onde todas as empresas procuram otimizar seus processos e reduzir desperdícios. Neste contexto, o 5S se torna importantíssimo, uma vez que tem um custo de praticamente zero na sua implementação

+ Dica Bônus

Algumas pessoas sempre me perguntam, como e onde podem conhecer mais sobre uma ferramenta, ou neste caso uma metodologia. Portanto deixo aqui uma sugestão de curso do grupo Voitto: Implantação do Programa 5S. Se você gostou e procura por capacitações nesta área, não deixe de conferir este curso, basta clicar na imagem abaixo.

Banner 5S - Qual a importância da metodologia 5S nas Empresas

 

 

Fonte:

  • http://blog.sebrae-sc.com.br/5s-nas-empresas/
  • http://blog.qualidadesimples.com.br/2015/10/23/o-que-e-e-como-aplicar-metodologia-5s-em-sua-empresa/
Tags
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Close