Qual será o futuro do profissional da Engenharia de Produção após o Covid-19?
Realmente a pandemia do Covid-19 está assombrando o mundo. Não é atoa que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que esta pandemia do novo coronavírus é uma situação sem precedentes e o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Por isso, diversas medidas estão sendo tomadas para conter o avanço deste vírus como, por exemplo, o isolamento social.
- Fonte: https://br.investing.com/news/world-news/mundo-esta-em-guerra-contra-coronavirus-numero-de-mortos-dispara-na-italia-e-franca-730614
O isolamento social e o impacto no mercado
Esse tipo de comportamento repentino com certeza causaria mudanças no mercado, afinal, as pessoas mudaram a maneira como consomem produtos e serviços diariamente, além da dinâmica do trabalho nas empresas. Segue abaixo alguns exemplos dos impactos no mercado:
-
Ford suspende produção; Latam corta 50% dos salários;
-
GOL reduzirá até 40% dos salários em meio à crise do setor aéreo;
-
Renner fechará lojas físicas por tempo indeterminado a partir desta sexta;
-
Shoppings e comércio começam a suspender operação em SP.
Estamos vendo que várias empresas estão solicitando que seus colaboradores iniciem o home office. Medida esta que visa minimizar a dissipação do vírus e manter a produção das empresas ativa. Muitas pessoas antes mesmo da crise já defendiam a aplicação desta rotina, porém sabemos que por uma questão cultural, os trabalhadores brasileiros precisariam de uma transição num longo prazo para implementar esta medida. Agora, tudo mudou, precisamos nos adaptar e sermos ainda mais produtivos.
Mas qual será o impacto desta crise no meu futuro?
Com certeza, você deve estar se perguntando isso agora ou irá se perguntar muito em breve. Sabemos que o Engenheiro de Produção é um profissional muito versátil e que ao longo do tempo vem se adaptando com as mudanças impostas pelo mercado.
Sempre que o mundo passa por uma crise, podemos constatar algumas coisas (foi assim em 2008, na última crise mundial). Abaixo você encontra as principais mudanças:
-
Desaceleração da economia
A desaceleração da economia vai fazer com que as empresas segurem ainda mais o seu “capital” e consequentemente, congelem contratações ou infelizmente, realizem demissões. Então, você que é estudante, poderá encontrar ainda mais dificuldades para encontrar emprego após se formar, por isso invista seu tempo em capacitações extras que vão incrementar o seu currículo, já que as contratações serão “cirúrgicas” e aquele profissional mais versátil estará no topo da lista.
Enquanto você está no mercado, comece a pensar fora da caixa e busque soluções que contribuam na retomada da sua empresa. Esta é a melhor forma de garantir o seu emprego no longo prazo.
-
Dinâmica de trabalho
Como disse anteriormente, o home office, está sendo praticado em larga escala pelas empresas. Esta rotina de trabalho exige muita disciplina, mas afinal você está preparado para isso? É provável que as empresas mesmo após o “fim da crise” mantenham para algumas funções (na qual o profissional de Engenharia de Produção se encaixa) o home office. Basicamente, isto pode ocorrer por dois motivos, redução de custos fixos e aumento da produtividade.
Portanto, a formação em gestão de projetos e/ou metodologias ágeis pode te ajudar e muito no gerenciamento das suas atividades e na gestão do seu time de trabalho. As empresas passarão a procurar profissionais que possuem esta habilidade, então seja um deles.
Conclusão
Ainda não sabem o tamanho dos impactos pós-crise, porém sabemos que o mundo se comportará de uma maneira diferente e nós, Engenheiros de Produção precisamos estar bem atentos quanto a estas mudanças. A melhor forma de estar preparado é com educação, por isso aproveite este momento se capacitar e aplicar sua área de atuação (aproveite para ler: O que são Hard Skills e Soft Skills? e Quatro Livros para ler antes de se formar ).
Deixo aqui uma sugestão para o nosso Workshop Online – Pitch Pessoal, no qual iremos te ajudar a estar preparado para quando esta crise passar e assim, você aumentar suas chances de passar em uma entrevista.