Engenharia de Produção

Quatro Livros para ler antes de se formar

Se você é um estudante de Engenharia de Produção não pode se formar sem antes ler alguns livros. Selecionamos aqui, 4 livros que são importantes não somente para sua formação, mas para entender como funciona uma organização e qual será o seu papel de Engenheiro dentro e fora dela.

#1 – A Máquina que Mudou o Mundo

 

Neste livro, escrito por James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, publicado pela primeira vez em 1990 em língua inglesa, conta como os japoneses conseguiram passar a frente do resto do mundo na guerra da indústria automobilística. Esta incrível obra aborda, em primeiro lugar, uma retomada às produções artesanais, que, em determinado momento, esbarra com problemas com os quais não conseguia mais lidar, levando, consequentemente, à transição para a produção em massa. Esta última, que teve seu auge por volta de 1920, acabou também resultando em problemas, de natureza diferente do primeiro, o que fez com que se chegasse a um sistema mais adequado, a produção enxuta.

Com certeza este livro não pode faltar na sua estante, pois o conceito Lean já está difundido em todos os segmentos e mercados.

 

#2 – A Meta

 

Este é um Best-seller consagrado, escrito por Eliyahu M. Goldratt & Jeff Cox em 1984, o qual trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita. O livro foi escrito em forma de romance e apresentou ao mundo o conceito da Teoria das Restrições (Theory of Constraints) e os passos para implementação em um sistema de produção desbalanceado e com pouca rentabilidade.

 

 

#3 – Paixão por Vencer

 

Considerado por muito como CEO n°1 do mundo, Jack Welch, fala sobre gestão. Welch descreve seus princípios básicos em negócios e dedica quase todo o livro ao que realmente importa no trabalho – como liderar, como contratar e como progredir. Seu propósito é ajudar todas as pessoas apaixonadas pelo sucesso e oferecer respostas para as perguntas mais desafiadoras com que as pessoas se defrontam no trabalho e fora do trabalho.

 

 

 

#4 – O Monge e o Executivo

 

Este livro, escrito por James C. Hunter, tem por objetivo apresentar os princípios dos verdadeiros líderes e o que fez com que eles alcançassem suas metas. Nele, você terá os conhecimentos de como se relacionar com as pessoas e fazer com que uma equipe tenha segurança em você para seguirem pelo mesmo caminho. Um livro essencial para os Engenheiros que têm a vontade de se tornarem grandes gestores dentro de uma organização.

 

 

 

Gostou das nossas dicas de livros? Sentiu falta de algum? Então conta para a gente, vai que o seu livro não aparece aqui no próximo post.

 

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar