Engenharia de Produção

A Re(produção) da Engenharia de Produção

Bastante questionada no início em sua área, a Engenharia de Produção tem como característica principal ser multidisciplinar e, em alguns lugares, pode levar o nome de Engenharia Industrial. Tem como ênfase desenvolver em seus alunos um raciocínio lógico, para que tenham facilidade em lidar com números e criatividade para as soluções do cotidiano.

A Engenharia de Produção vem ganhando destaque e seu espaço no mercado devido à sua amplitude, que vai desde a indústria até o mercado financeiro. É responsável por formar profissionais que aliem conhecimentos técnicos, sobre as diversas áreas da engenharia e outros segmentos, aos conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração, Marketing e um pouco de Economia. Citando de uma maneira sintetizada, eles se qualificam a identificar o problema, observar, analisar, fazer o seu devido plano de ação e aplicá-lo, verificando e padronizando-o para as ações futuras, de acordo com o resultado.

O profissional é encarregado por dimensionar e gerenciar os processos produtivos, garantindo a sua eficiência e eficácia, além de manter baixos os custos de produção em uma empresa ou indústria. Está sempre à frente de desafios, se mantendo atualizado das tecnologias, para que possa usá-las a fim de auxiliá-lo, se mantendo em melhoria contínua e sempre atualizado. O que é indispensável para a sua atuação, pois possui um mercado de trabalho sortido e, por se tratar de um profissional com conhecimentos amplos, torna imprescindível o uso dessa ferramenta para ser absorvido em diversos fins.

Fonte: http://blog.maua.br/2015/01/dicasdemestres-engenharia-de-producao/

Sem pormenorizar, ao enfatizar a engenharia de produção, podemos dizer que ela viabiliza estratégias para o sistema produtivo em inúmeras empresas e indústrias, planejando, produzindo e distribuindo seus produtos, utilizando uma base da tecnologia e suas inúmeras ferramentas. Além disso, os profissionais tem se mostrado hábeis em empreender e capazes de exercer funções em diversas instituições, buscando a inovação em todas as suas contribuições.

Fontes:

Engenharia de Produção

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2017/01/18/1148532/estudar-engenharia-producao.htm

 

 

Etiquetas
Veja mais

Henrique Coelho

Baiano, natural de Salvador. 25 anos. Estudante de engenharia de produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar