Engenharia de Produção

Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção

Veja quais são os principais softwares que um Engenheiro de Produção deve conhecer

Você sabe quais são os principais softwares que um Engenheiro de Produção deve conhecer para desempenhar sua função no mercado de trabalho?

primeira imagem 1024x485 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção

Um deles é o AutoCAD, que é um software do tipo CAD (Computer-Aided Design ou Desenho Assistido por Computador), utilizado para elaboração de desenho técnico. Na Engenharia de Produção ele é importante para o desenho de peças e componentes que serão processados ou até mesmo das máquinas e equipamentos utilizados no processo, podendo ser em duas dimensões (2D) ou três (3D).

Departamentos de Engenharia, Desenvolvimento de Produto e Manutenção, por exemplo, costumam ter interface com softwares de CAD com muita frequência. Além disso, durante o curso ele pode ser abordado, principalmente, na disciplina de Desenho Técnico e também naquelas voltadas a Engenharia do Produto.

autocad 1024x576 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do AutoCAD.

Outro muito utilizado nessa linha é o SolidWorks. Ele também é um software do tipo CAD, utilizado para desenvolvimento de produtos, peças, máquinas e equipamentos, além de oferecer uma interface melhor com projetos mecânicos, se comparado com o AutoCAD, que traz recursos mais relacionados a Engenharia Civil e Arquitetura.

Assim como o AutoCAD, ele pode ser abordado, durante o curso, na disciplina de Desenho Técnico e nas disciplinas voltadas a Engenharia do Produto.

solidworks 1024x576 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do SolidWorks.

Também existem aqueles voltados para métodos numéricos. Entre eles, o mais relevante é o MATLAB, que é um software iterativo voltado para cálculo numérico, integrando análise numérica, cálculo com matrizes, construção de gráficos etc., tudo expresso de forma matemática.

Na Engenharia de Produção ele é importante de diversas formas, inclusive na busca por soluções de problemas diversos. Durante o curso ele pode ser utilizado em disciplinas de Algoritmo e Programação, Calculo Numérico e Pesquisa Operacional.

O SCILAB é uma alternativa de código aberto (open source) ao MATLAB, porém não possui a mesma abrangência e eficiência.

matlab 1024x576 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do MATLAB.

Já para a área de Simulação e Pesquisa Operacional, um dos softwares mais completos disponível no mercado é o ProModel. Ele trabalha com simulação de eventos discretos e auxilia nas atividades de planejar, projetar e melhorar os processos de manufatura, logística, serviços, entre outros sistemas estratégicos, táticos ou operacionais.

Ele é importante para profissionais que atuam nas mais diversas áreas de uma empresa, principalmente para aqueles que lidam com layout industrial ou administrativo, modelagem de processos, mapeamento de fluxo e movimentação de pessoas e materiais etc. Durante o curso ele pode ser mais estudado na disciplina de Simulação de Sistemas.

O Arena é outro software voltado a área de Simulação, mas não traz a mesma visualização gráfica, além de ser pouco amigável a usuários com menos experiência.

promodel 1024x576 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do ProModel.

Entrando no âmbito de softwares para tratamento estatístico, temos o Minitab. Ele é um software de análises estatísticas e traz recursos relacionados a controle de qualidade, planejamento de experimentos, análise de confiabilidade e estatística em geral. Ele é capaz de executar análises estatísticas complexas, apesar de oferecer uma interface semelhante a softwares comuns de planilhas eletrônicas.

Ele pode ser abordado, durante o curso, em disciplinas como Controle Estatístico do Processo e Gestão da Qualidade, porém, sua principal utilização é no apoio a projetos Lean Seis Sigma (ou Lean Six Sigma), já que ele trabalha com análises estatísticas para buscar melhorias no desempenho de processos.

minitab 1024x576 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do Minitab.

Os diversos softwares da Microsoft também têm sua importância dentro da Engenharia de Produção. Um dos que mais se destacam é o Project, que possui a maior aceitação mundial para gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas, principalmente no planejamento e controle de execução.

Na Engenharia de Produção ele pode ser abordado, principalmente, na disciplina de Gestão de Projetos. Além disso, na atuação profissional é possível utilizar o Project para elaboração de cronogramas, gerenciando recursos, avaliando orçamentos e para o controle de projetos.

project 1024x572 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do Project.

Os outros da Microsoft, tais como Word, PowerPoint e Access também são muito utilizados nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Porém, nenhum deles tem a tamanha importância do Excel, que é o software de planilhas eletrônicas mais conhecido do mundo. Ele é o principal software, não apenas para Engenharia de Produção, mas para a grande maioria de profissões que possuem interface com um computador na indústria ou no comércio. Ele possibilita desde a criação de pequenas tabelas para controle pessoal até planilhas automatizadas para controle de processos complexos.

Na Engenharia de Produção, ele pode ser utilizado em disciplinas como Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional, Controle Estatístico do Processo, Gestão da Qualidade, entre outras diversas. É o software mais abrangente dessa lista e possibilita uma infinidade de recursos e utilidades.

excel 1024x573 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do Excel.

Outro aspecto importante dos recursos da Microsoft é o VBA (Visual Basic for Applications), que possibilita integração entre Excel, Access e outras ferramentas. A linguagem de programação Visual Basic possibilita automatizar as planilhas eletrônicas de maneira muito eficiente, de forma que um processo que demore minutos ou até horas para ser executado, a partir de uma programação prévia, pode ser realizado em um único clique ou através de poucos comandos.

vba - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção
Tela do VBA.

Outros dois softwares que aparecem com frequência como pré-requisito em processos seletivos são o Primavera P6, voltado para gestão de projetos, e o SAP, que é um dos ERPs mais famosos do mundo.

Veja este vídeo sobre 7 softwares que estão entre os principais indicados para Engenheiros de Produção:

Tudo isso mostra que, para nós Engenheiros, conhecer as potencialidades das inúmeras ferramentas disponíveis no mercado é crucial, principalmente, para desempenharmos nossa atuação profissional da forma mais eficiente possível.

Além disso, não podemos, NUNCA, estagnar nosso conhecimento naquilo que já sabemos ou que temos facilidade de aprender.

Hoje estes são alguns dos principais softwares para Engenheiros de Produção. Se amanhã surgirem outros que os substituam, ou que tragam novas abordagens, nosso papel é assimilar tudo isso com a mente aberta e buscar o aprendizado contínuo.

 

Logo Produção 150x150 - Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção  Este post é uma parceria com a página Engenharia de Produção

facebook.com/EngProducaoBR

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close