Dicas e Curiosidades

TOP 10 Filmes para Engenheiros de Produção

Aproveite a quarentena para assistir filmes incríveis e que de alguma forma possa trazer mais conhecimento sobre a Engenharia de Produção

Vamos falar sobre filmes? Resolvi apresentar um ranking de filmes relacionados, direta ou indiretamente, a Engenharia de Produção. Faço isso porque penso que a cultura e entretenimento tem papel fundamental na formação intelectual do ser humano. E, pode não parecer, mas engenheiros também são humanos.

Veja o vídeo que postei no canal Engenheiro de Produção detalhando cada um destes filmes e porque estão neste TOP 10. Não se preocupe com spoilers, pois todos os filmes tratam de jornada de personagem e não de reviravoltas no final. Inclusive a maioria é baseada em fatos.

 

Vamos a lista então:

O décimo lugar é “A Teoria de Tudo (2014)”. O filme retrata a história de Stephen Hawking e como ele lidou com uma doença degenerativa desde a juventude. Porém, isso não o impediu de ser uma das grandes figuras da ciência moderna, especialmente da física, da astrofísica e, de forma indireta, importante também para a engenharia.

O nono lugar é “A Rede Social (2010)”, que retrata os bastidores da criação do Facebook, tendo como principal personagem o conhecido Mark Zuckerberg. O filme mostra diversas questões controversas neste mundo do empreendedorismo digital e como essas gigantes tecnológicas são criadas.

Em oitavo lugar ficou “O Lobo de Wall Street (2013)”. O filme mostra um passado recente do mercado financeiro sob a ótica de Jordan Belfort, um ex-corretor de valores mobiliários (bolsa de valores). Mostra como é por dentro este mundo das finanças e como o glamour que enxergamos por fora nada mais é que uma ilusão que encoberta várias questões controversas que envolvem o mercado financeiro.

No sétimo lugar temos “À Procura da Felicidade (2006)”. Este filme como Chris Gardner, um empresário estadunidense, em um momento de extrema dificuldade financeira decidiu mudar os rumos de sua vida e fazer um estágio não remunerado. Neste sentido, ele nos mostra a importância de se envolver na prática com a profissão que queremos desempenhar no futuro. É uma grande lição de humildade e ao mesmo tempo autoconfiança.

O sexto lugar é “Tempos Modernos (1936)”, que é figurinha carimbada em algumas disciplinas da Engenharia de Produção. Ele mostra uma época pós crise de 1929, quando imperava um profundo desemprego e ao mesmo tempo eram aplicados conceitos de produção em massa e administração científica, especialmente fordismo e taylorismo. O filme então faz uma crítica bastante lúdica sobre saúde e segurança no trabalho, além de apresentar também diversas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da época.

No quinto lugar ficou “O Menino que Descobriu o Vento (2019)”. O filme retrata como o garoto William Kamkwamba desenvolveu um moinho de vento para fornecer água potável a sua aldeia em Malawi (África). É uma aula sobre como a engenharia pode solucionar problemas, ou ao menos amenizá-los, em ambientes de intensa escassez. A discussão também permeia a importância da educação e da ciência, além de questões ambientais e desmatamento.

No quarto lugar temos “A Grande Aposta (2015)”, que conta a história de como foi construída a crise de 2008 no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Basicamente, trade de como Michael Burry, gestor de um fundo de investimentos, descobriu, por volta de 2005, que o mercado imobiliário estadunidense se encaminhava para o colapso. Isso devido ao aumento insustentável da inadimplência associado a desregulamentação do setor, o que ocasionou diversas operações irresponsáveis por agentes do mercado financeiro.

No pódio, em terceiro lugar ficou “Uma Mente Brilhante (2001)”. O filme foi indicado a 8 Oscars e venceu 4, inclusive o de melhor filme. Ele conta a história de John Forbes Nash, um dos maiores estudiosos da Teoria dos Jogos (subárea da Pesquisa Operacional), e como ele lidou com os problemas sociais ocasionados pela esquizofrenia. Isso não o impediu de ser um dos cientistas mais brilhantes da área, desenvolvendo conceitos como, por exemplo, o Equilíbrio de Nash.

No segundo lugar temos “O Jogo da Imitação (2014)”, que conta a história de Alan Turing, um dos matemáticos mais geniais da história e precursor dos conceitos de algoritmo e computação. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial e como Alan Turing contribuiu para que os nazistas fossem derrotados através da decodificação do Enigma, uma máquina que criptografava mensagens de guerra. Estes trabalhos tiveram importância significativa no desenvolvimento da Pesquisa Operacional no período pós guerra.

E em primeiro lugar, o campeão dessa lista é o filme “Fome de Poder (2016)”. Ele retrata como Ray Kroc conheceu dois irmãos, criadores de um modelo de fast-food que futuramente viria a ser uma das maiores franquias de hambúrgueres do mundo, o McDonald’s. O filme mostra os bastidores da criação deste empreendimento, mostra o desenvolvimento dos produtos e dos processos internos, criação de franquias, entre muitos outros aspectos do empreendedorismo. Além disso, o filme também apresenta a relação conflituosa entre Ray Kroc e os irmãos McDonald na expansão deste negócio.

Enfim, filmes como estes são importantes, não apenas para entretenimento, mas também para conhecermos a história do mundo, a história de importantes personagens da humanidade e até mesmo a história de importantes áreas da nossa profissão. Aproveite a quarentena se atualizar!

 

Este post é uma parceria com o canal Engenheiro de Produção.
YouTube.com/EngenheiroDeProdução

Etiquetas
Veja mais

Nelson Júnior

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Produção. Apaixonado pela Educação e Pesquisa em Engenharia. Engenheiro de Produção do Departamento Técnico (DETEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Aparecida de Goiânia (CAP) e YouTuber do canal Engenheiro de Produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar