Dicas e Curiosidades

Um Engenheiro de Produção tem de saber programar?

A programação é realmente importante para esse profissional?

O Engenheiro de Produção (EP) é o profissional que visa minimizar os custos e aumentar o lucro das empresas.

É a pessoa que elimina os desperdícios, que aumenta a produtividade, que otimiza processos e que possui conhecimento técnico para auxiliar a tomada de decisão.

E a pergunta que eu faço é a seguinte: Por qual motivo esse profissional não deveria saber programar?

Pois é, também não sei.

Agora outra pergunta: Você sabe as vantagens da programação?

Benefícios da programação

A programação faz com que uma tarefa que as vezes você demora horas ou dias, dure apenas alguns segundos ou alguns minutos dependendo do tamanho e da complexidade.

Isso se dá pela razão de que em comparação com o cérebro humano temos os seguintes dados em questão de velocidade.

Enquanto nosso cérebro leva alguns milissegundos para processar uma informação, o computador leva menos do que um nanosegundo.

Isso só na velocidade, fora a capacidade de realizar cálculos. Sem contar que a programação estimula o seu raciocínio lógico e matemático o tempo inteiro.

No primeiro parágrafo eu mencionei que a função do EP seria de aumentar a produtividade, otimizar processos, etc… Ora, se eu posso realizar uma tarefa em minutos, por qual motivo eu vou escolher realizar em dias? Isso além de ir contra todo o conceito de produtividade não é uma escolha inteligente.

Este ano li um artigo no LinkedIn onde um Engenheiro tornou o seu trabalho 94% mais rápido utilizando a programação. O artigo fez a comparação de tempo em realizar um relatório.

Sem a programação o engenheiro tinha um tempo total médio de 600 minutos para elaborar um relatório.

Com a programação esse tempo caiu para 35 minutos.

E ele foi além: Contou que haveria ainda 10 processos para serem executados, e com a programação ele economizou 565 minutos por processo, ou seja, isso totaliza 5.650 minutos ou 94,1h de trabalho.

Transformando isso em dias de trabalho, considerando que uma pessoa trabalhe 40h por semana, isso totaliza mais de 2 SEMANAS de trabalho economizadas.

Seria como se você trabalhasse por algumas horas e pudesse ficar mais de 2 semanas em casa sem fazer nada, pois seu trabalho já estaria realizado. E aí? Você ainda acha que não deve aprender a programar?

Qual a linguagem de programação aprender?

Agora vocês podem estar se perguntando: Mas, Vitor, qual linguagem de programação eu devo aprender?

Eu respondo: Qualquer uma. Veja a que você melhor se adequa e estude. O que não falta é linguagem de programação no mercado.

Dicas: comece por alguma linguagem de programação básica e não se esqueça de focar bem na lógica de programação.

A lógica de programação será a base de todo o seu aprendizado. Sabendo bem a lógica você aprenderá a programar numa linguagem básica mais facilmente.

Muita gente começa aprendendo a lógica de programação pelo Portugol. Entretanto vale mencionar que o Portugol não é uma linguagem de programação. É uma pseudolinguagem para introduzir o tema para a pessoa que está iniciando no estudo.

Uma boa pedida é começar por C ou no máximo C++.

Não recomendo começar por Phyton, pois precisa aprender a identar e, quem está começando com isso, vai acabar encontrando muitas dificuldades.

Também não recomendo iniciar por Javascript, pois é linguagem para web. Você vai tentar rodar o programa e terá dificuldades com o cache quando algum comando não rodar.

E por último, mas não menos importante, não recomendo também começar por C#, pois precisa do programa Visual Studio (que é pago), bibliotecas específicas, e até você se familiarizar com isso será desanimador.

Para quem não possui recursos financeiros para aprender a programar, o YouTube possui inúmeros vídeos de pessoas ensinando do básico ao avançado da programação nas mais variadas linguagens.

Etiquetas
Veja mais

Vitor Merola

Engenheiro de Produção, Green Belt Lean Six Sigma, discente de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante da tecnologia.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar