Empreendedorismo

Um novo modelo de negócio : Organização Exponencial

“Uma Organização Exponencial (ExO) é aquela cujo o impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas. ” Salim – Livro ExO’s

Vivemos na era da mudança, da internet das coisas onde as ExOs provocam mudanças inesperadas em diversos setores da sociedade, cria novos negócios e muda hábitos, ou seja uma tarefa que era antes executada apenas por governos ou grandes corporações podem, hoje, ser feita por alguns grupos anônima em qualquer lugar do planeta no qual dão resultados 10 vezes maior do que empresas tradicionais.

Exponenciais 300x216 - Um novo modelo de negócio : Organização Exponencial
Fonte: http://cio.com.br/carreira/2016/01/06/ja-ouviu-falar-em-organizacoes-exponenciais/

Já ouviram falar da Netflix, Airbnb, Google, Waze, Uber? Estas são algumas organizações exponenciais, que moldam a sua rotina diariamente. São empresas que cresceram com o objetivo da tecnologia compartilhada, ou seja que o seu usuário esteja conectado capaz de compartilhar o seu uso. Logo as organizações buscam alavancar utilizando tecnologias aceleradas capaz de ultrapassar todos os paradigmas que nunca existiram nas empresas lineares.

Segundo Dutra (2002), as pessoas atuam como agentes de transformação de conhecimentos, habilidades e atitudes para que venham gerar competência para a organização. Sendo assim as pessoas tornam-se o grande investimento das organizações, pois a competência cedida pode ser qualificada como agregação de valor ao patrimônio da empresa para que a mesma venha sair da zona de organizações egocêntrica e ter resultados exponenciais.

Existem fatores fundamentais que possibilitam as organizações exponenciais alcançar o nível de escabilidade.Um dos aspectos é que o seu produto deve fornecer informação segundo a Lei de Moore e que essas informações sejam transferidas para fora da organização ou seja envolvendo os stakeholders e shareholders.
ORG 300x221 - Um novo modelo de negócio : Organização Exponencial
Pensou em criar uma organização exponencial ? Possui dez atributos que ajudam a transformar a organização linear para exponencial,são identificados como SCALE( cinco atributos externos) e IDEAS(cinco atributos internos), juntamento com o Proposito Transformador Massivo (PTM) que quando implantados tende a alcançar dez vezes mais para alcançar resultados exponenciais.

Em resumo, para se obter a chave de sucesso das ExOs é um bom planejamento estratégico, uma vez que a mesma vivem em sintonia com as grandes aceleradas transformações tecnológicas e busca ativos baseados em informações para alavancar o seu negocio visando a economia compartilhada.

Dica de livro: Organizações Exponenciais
organizacoes exponenciais sankhya 206x300 - Um novo modelo de negócio : Organização Exponencial

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close