Dicas e Curiosidades

Um Pitch de SUCESSO

Como vender seu peixe melhor em um curto prazo de tempo, seja para um investidor ou para um empregador. Essa é a chance que você tem de se destacar perante os demais.

Pitch é um formato de apresentação em que o empreendedor ou profissional possui em torno de 3 à 5 minutos para convencer um possível investidor a apostar em seu negócio, ou até mesmo convencer um recrutador em uma entrevista de emprego.

Uma apresentação de pitch pode consistir apenas do discurso oral ou contar também com o suporte de uma apresentação de slides, sendo conhecida como Deck no segundo caso. O objetivo desse formato de apresentação é ser simples e extremamente objetivo.

Pitch Pessoal

Em um ambiente com excesso de informação é necessário se destacar de alguma forma e no momento da apresentação pessoal, presente na maioria dos processos seletivos, é uma grande oportunidade para você deixar a sua marca positiva e se diferenciar.

Dicas

Lembre-se que a maioria das pessoas dará atenção àquilo que perceber nos primeiros segundos de conversa, você deve dizer quem é você incluindo um pouco sobre seu histórico profissional, dizendo quais são suas habilidades, qualidades e interesses.

Selecionar as experiências mais relevantes, como trabalhos voluntários, atuação em EJs, núcleos, ligas, intercâmbio e iniciação científica.

Sempre manter seus pés no chão. Evite frases como “incrivelmente talentoso” ou “super inteligente”.

A marca Pessoal está relacionada com a sua essência. Não venda algo que você não é. Não seja algo que você não é.

Explicar em poucas palavras o seu objetivo em estar ali, o que você quer obter dessa vaga e o que espera da empresa.

Não há lugar para clichês, repetição ou ambiguidade. Continue trabalhando até você ser tão conciso quanto um bom título de livro.

Mostrar que você estudou sobre a empresa e contar o que você pode fazer de diferente para ajudar na construção do futuro da companhia ou da área que você quer atuar.

Em vez de encerrar seu pitch com um simples “obrigado”, que tal fazer uma pergunta ou afirmação que reforce a sua conexão com o entrevistador? Pode ser algo relacionado aos negócios da empresa (Topam ser meus mentores na busca por melhores resultados para a companhia?), algo específico da área (Posso ajudar a criar novos e relevantes projetos na área de sustentabilidade?),  ou até algo que tenha a ver com a forma como essa empresa se comunica (“O que posso fazer por vocês hoje – e todos os dias?” ou Vamos Juntos?).

Pitch Empresarial X Elevator Pitch

A principal conquista de um pitch empresarial bem sucedido não é a arrecadação do investimento no momento da apresentação, mas sim despertar o interesse nos ouvintes e marcar uma futura reunião para discutir detalhes mais a fundo do negócio.

Em eventos de empreendedorismo, é comum haver uma área para apresentações de pitch, que conectam startups e investidores para tirar boas ideias do papel. Mas um pitch pode servir para qualquer empresa que precise convencer algum público a acreditar no seu negócio.

O “Elevator pitch” é uma modalidade de pitch empresarial ainda mais rápido, com cerca de dois minutos. A palavra “elevator” é uma referência ao fato de que de a apresentação é tão veloz, que poderia ser feita em um encontro no elevador.

O mandamento mais importante do elevator pitch é o tamanho. Ele não pode ser extenso demais, pois isso pode fazer com que o interesse do público seja perdido.

Dicas

Apresente sua equipe, é fundamental que o empreendedor mostre quem são os responsáveis para conduzir os negócios na rotina do dia a dia.

Os dois principais pontos que os investidores precisam entender são: qual é o problema que essa empresa irá resolver e como poderei ganhar dinheiro com isso.

Saber definir em poucas palavras o motivo de existir da sua empresa é um grande diferencial.

Conhecer as pessoas que estão ouvindo seu pitch é fundamental para guiar a apresentação para rumos mais favoráveis ao sucesso.

Dados de mercado e de seu crescimento podem chamar a atenção dos investidores. Complementarmente, testes prévios do produto ou serviço do negócio costumam ser bem-vindos. Protótipos, testes de mercados ou MVP reforçam o potencial de aceitação do negócio proposto.

Não saber o valor necessário demonstra falta de planejamento sobre o que será feito com o dinheiro caso o investimento seja de fato realizado e, portanto, uma provável má aplicação deste capital.

Não saber quem são seus concorrentes é um erro fatal investidores não perdoam.

Ser curto não significa ser vago. Não confunda objetividade e ir direto ao ponto com meias palavras soltas.

Esteja pronto para responder perguntas como o número de vendas, preço de produção, margem de lucro sob o produto, crescimento da empresa e das vendas nos últimos meses ou anos e o tempo estimado para um retorno de investimento.

Outra ação importante que você pode realizar é: pratique seu discurso com amigos e familiares.

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Andreza Ribeiro

Graduando em Engenharia de produção, possui certificado em Business English realizado no Canadá na Stafford House Internacional. Interessada em Gestão, Finanças e Inovação, além de ser apaixonada em astronomia e viajar o mundo.

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