Engenharia de Produção

Uma visão geral sobre o BPM

BPM - Uma visão geral sobre o BPMO Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio) ou simplesmente o BPM, a abreviação que costumamos utilizar, é o processo de análise e melhoria dos processos para maior eficiência e eficácia da organização. Normalmente utilizado em processos repetitivos e contínuos que seguem um padrão previsível.

+ Por que o BPM é importante?

Toda organização tem seu próprio conjunto de processos empresariais que, quando não sistematizados, levam a muitos problemas. Isso porque, um processo consiste em várias tarefas que vão de pessoas a pessoas e, portanto, dificultam a obtenção de uma visão holística do processo. Processos caóticos prejudicam um negócio e levam a perda de tempo, mais erros, falta de dados ou funcionários desmoralizados. Aplicando BPM em sua empresa você ajuda a melhorar e mantém todos os aspectos de suas operações.

Ciclo de vida do BPM:

BPM

Tipos de processos empresariais:

  • Primários ou essenciais; Os processos primários são processos que agrega valor ao cliente, de modo que representam os processos mais importantes, são essenciais pelo fato do contato direto com o cliente, aqui a visão é completa da cadeia de valor.
  • De apoio ou suporte; São suportes para os processos primários, são formalmente estabelecidos, não tem contato com o cliente e não entregam valor ao cliente diretamente.
  • Gerenciais ou de gestão: Coordenam as atividades  dos processos primários e de suporte, buscam a eficiácia e eficiência da empresa, medem monitoram e controlam.

+ Quais são os benefícios de incorporar o BPM em um negócio?

A aplicação do gerenciamento de processos de negócios (BPM) ajudou milhões de empresas em todo o mundo a controlar processos caóticos e otimizar seus fluxos de trabalho de maneira muito eficiente. Por exemplo, a logística pode se beneficiar do BPM para acompanhar as remessas, gerenciar o feedback dos clientes e garantir entregas atempadas.

O mapeamento de um gerenciamento de processos de negócios (BPM) normalmente flui através de um processo de cinco etapas, ou seja, projetar, modelar, executar, monitorar e otimizar. Um software de BPM ajuda as empresas a criar, mapear, analisar e melhorar seus processos empresarias.

Bem implementado, o gerenciamento de processos de negócios (BPM) pode cuidar de todo o ciclo de vida do processo empresárias. Isso não apenas ajuda as empresas a executarem suas operações diárias com mais eficiência, mas também ajuda-as a atingir suas metas organizacionais maiores durante um período de tempo desejado.

Simplificando, o gerenciamento de processos de negócios é um método para melhorar as operações confusas e otimizá-las para que elas possam se concentrar mais em suas entregas e menos nas dificuldades ao longo do caminho. Esta é a razão pela qual o gerenciamento de processos de negócios é saudado como um mercado em expansão nos setores de tecnologia e serviços.

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close