Dicas e CuriosidadesTecnologia e Inovação

Você já ouviu falar de Biomimética?

A ciência que está revolucionando a Engenharia

A biomimética é uma área da ciência que estuda as estruturas biológicas e suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A designação desta recente e promissora área de estudo científico provém da combinação das palavras gregas bíos, que significa vida e mímesis que significa imitação. Dito de modo simples, a biomimética é a imitação da vida. A biomimética vem auxiliando o ser humano no uso de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.

http://www.condominiosverdes.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-biomimetica/

 

Um dos melhores exemplos da biomimética na Engenharia é construção é o do Eastgate Building (foto acima), um shopping no Zimbábue que foi concebido em 1992 e inaugurado quatro anos depois, num projeto audacioso para a época. O se desenvolvimento foi inspirado em cupinzeiros que apresentam um sistema complexo de controle de temperatura interno através de canais de ventilação, para sobrevivência dos fungos que servem de alimento para os cupins e necessitam de temperatura constante de 30º C. Isto proporcionou que complexo fosse construído com 10% a menos de valor de investimento em sistemas de climatização e gera economia de 40% no custo operacional de energia.

O objetivo da biomimética é compreender como os organismos funcionam e se mantêm. Assim, busca-se a eficiência do edifício em termos estéticos, energéticos, mas também construtivamente, funcionalmente e em relação aos materiais empregados. Para ser verdadeiramente biomimético, o projeto deve se inspirar na natureza e levar em conta padrões estéticos, mas sempre deve ter como foco a ciência da natureza. A influência ocorre em um nível sistemático, estrutural ou estratégico. Essa corrente pode auxiliar na resolução sustentável de problemas em edificações como: iluminação, conforto térmico, eficiência energética, durabilidade e produtividade.

O crescimento desta ciência na Engenharia tem aumentado exponencialmente, por isso é preciso que os profissionais busquem se aprimorar e conhecer mais sobre este tema. Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, as empresas já enxergam oportunidades de redução de custos além de terem a sua marca associada a conceitos sustentáveis.

Portanto, não deixe de se capacitar e fique de olho nesta realidade chamada: Biomimética!

Fontes:

  • http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/eleone-prestes/noticia/2016/07/inspiracao-na-natureza-resulta-em-projetos-sustentaveis-como-este-predio-a-partir-de-um-cupinzeiro-6516446.html
  • http://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/4610-biomimetica-na-construcao-as-solucoes-inovadoras-de-design-inspirado-natureza-para-projetos-arquitetonicos-arquitetura-engenharia-formas-funcoes-predios-biomimicy-funcionalidade-ciencia-biologica-impactos-integracao-eficiencia-energetica-ambientes-.html

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar