Dicas e Curiosidades

Você sabe o que é Mindset?

O mindset diz respeito às crenças e valores que influenciam diretamente na maneira como os indivíduos compreendem e julgam sua realidade

Resultado de imagem para mindset

Direcione seu mindset para a vitória e estará muito mais perto de conseguir alcançar suas metas. Ninguém sabe ao certo explicar o segredo do sucesso, mas todos os especialistas concordam em um ponto, sua mentalidade é uma das peças chaves para atingir seus objetivos.

O Que é Mindset?

Podemos definir mindset como sendo a configuração da mente, ou seja sua própria mentalidade. Acredite, tudo que você mentaliza, subconscientemente você ordena para o seu cérebro. Se você mentaliza que terá sucesso, de uma forma ou de outra, terá sucesso. Por outro lado, se você mentaliza que não conseguirá, que não pode fazer uma coisa, então você de fato irá fracassar. Tudo começa no seu pensamento e na forma como você trabalha seu mindset.

De acordo com Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em psicologia social e psicologia do desenvolvimento, o sucesso, nas mais diferentes áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial. Na verdade, ele está, principalmente, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida, ação também chamada de Mindset, que quer dizer, a atitude ou configuração mental que cada indivíduo tem.

O termo Mindset significa “modelo mental”. Que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa. É a configuração dos seus pensamentos. Assim, é a partir daqui que enfrentaremos as mais diversas situações do cotidiano. Também será através dele que seremos capazes de tomar decisões.

O conjunto de ideias, crenças e valores que uma pessoa possui é responsável pelo seu mindset, que pode ser traduzida como modelo mental predominante. Esse modelo é responsável pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida, motivando suas decisões e atitudes. Trata-se da percepção que cada um tem da realidade em que está inserido, norteando sua vida.

Mindset Fixo

Quando uma pessoa possui seu mindset fixo quer dizer que ela acredita que sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. Essas pessoas já nasceram com um “dom”, “genialidade”, que não se transforma. É isso e pronto. Ou é inteligente ou não é. Ou tem habilidade ou não tem.

É muito comum, no mindset fixo, a predominância da vaidade, hostilidade e exaltação dos talentos considerados “natos”. Errar é algo inadmissível para essas pessoas, porque errar significa fracassar. E o fracasso é fatal.

Quando se tem um mindset fixo não se crê no aprendizado por esforço. Aliás, aqui, o esforço também é sinônimo de fracasso, porque uma vez que você precisa se esforçar para algo, quer dizer que você não é capaz, não é inteligente e não tem o talento necessário para desempenhar algo. Então, por quê perder tempo se esforçando?

Raramente assumem a responsabilidade por seus atos, buscando sempre por desculpas externas para justificar algo quando não dá certo.

Mindset de crescimento

Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência. – Ayrton Senna

Ao contrário do fixo, o mindset de crescimento acredita que obstáculos e limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. São pessoas movidas por desafios. O esforço não é apenas essencial, também existe a crença e a valorização do ‘hardwork’, trabalho duro e do mérito, ao invés de apenas premiação por resultados – como a famosa gamificação.

Dessa forma, é através das dificuldades e desafios, que os neurônios humanos realizam importantes conexões, que nos tornam mais inteligentes. Ou seja, praticar e treinar é o que os mindsets de crescimento focam, para aperfeiçoar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.

Mudança de Mentalidade

Sabendo que seu mindset pode determinar seu sucesso ou fracasso, a primeira coisa que você precisa fazer para conquistar o que deseja, é aplicar uma mudança de mentalidade. Como mencionamos acima, ninguém nasce pronto para o sucesso. Todos nós, primeiro precisamos ser, para depois ter.

  • Elimine as crenças limitantes

Para mudar sua mentalidade e ajustar seu mindset, certamente você terá de se libertar de suas crenças limitantes, que em geral são experiências negativas, traumas ou medos que você já vivenciou. Se você sempre basear suas ações futuras no seu passado, provavelmente estará condenado a caminhar com medo e isso será um fator que dificultará, e muito, sua jornada rumo ao sucesso.

  • Trabalhe o seu autoconhecimento

Quando falamos em autoconhecimento, estamos falando do processo de tomada de consciência de nós mesmos, ou seja, de quem verdadeiramente somos. Assim, quando damos início a este processo, nós passamos a entender melhor os motivos que nos levam a pensar e agir de uma forma e não de outra, tendo, assim, a oportunidade de realizar as mudanças necessárias em nossa realidade, para que assim desenvolvamos o mindset de crescimento em nossa vida.

  • Faça planos

Trace planos para uma vida melhor do que a atual, sempre almejando o crescimento. Fazer isso vai te ajudar a se manter focado em seus objetivos, analisando, ao mesmo tempo, os comportamentos, pensamentos, atitudes e ações que precisam ser modificadas para que você se torne ainda mais bem-sucedido e consiga alcançar o estado que deseja em sua jornada evolutiva.

  • Leia mais

A leitura é algo que tem o poder de agir sobre nosso inconsciente, nos ajudando a modificar pensamentos, comportamentos e atitudes, que, por vezes, se tornam prejudiciais ao nosso crescimento e desenvolvimento enquanto profissionais e indivíduos.

Aproxime-se de pessoas bem-sucedidas

Isso não quer dizer que você deve se aproximar dessas pessoas com o interesse de obter ganhos materiais para si. A dica é que para que você esteja próximo a estes profissionais e indivíduos que costumam obter grandes resultados em suas trajetórias, para que assim você tenha a oportunidade de perceber como essas pessoas agem quando seus projetos dão certo e que elas fazem quando os planos dão errado.

Elas vão se tornar grandes exemplos e fontes de inspiração, para que você passe a se sentir ainda mais motivado a implementar as mudanças necessárias em sua realidade e, assim, desenvolver cada vez melhor o seu mindset de crescimento.

O intuito é que você observe como é a mentalidade das pessoas nas quais você se espelha e, a partir daí, monte seu próprio mindset.

  • Foque no positivo

Geralmente, quando algo de ruim nos acontece, costumamos ficar focados apenas nos aspectos negativos da situação, deixando de observar o que esta experiência nos trouxe de positivo

Por mais que, neste momento, você acredite que não, as adversidades e desafios que enfrentamos diariamente em nossa vida, têm o grande poder de nos transformar, de fortalecer nossas emoções e sentimentos e, principalmente, de nos ensinar a evitarmos os erros do passado, para que assim, tenhamos cada vez menos falhas em nossa caminhada pela vida.

Bônus

Se você gostou do tema e deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o Livro: Mindset, na nossa loja. Basta clicar na imagem abaixo!

mindset - Você sabe o que é Mindset?

 


Fonte:

  • https://www.ibccoaching.com.br/portal/saiba-o-que-e-mindset/
  • http://mmndesucesso.com.br/mindset/
Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar